"A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar."

Dom Hélder Câmaraâmara

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Organização, formação e luta das Mulheres da Comunidade Brejão- Baixo Jequitinhonha.



Reunião de planejamento ano 2014
A equipe do Projeto “Convivência com o Semiárido e Protagonismo Popular” da A Cáritas Diocesana de Almenara- Baixo Jequitinhonha, financiado pela MISEREOR, participa desde abril de 2013 das reuniões e atividades de formação baseadas nos princípios da educação popular, com temas relevantes à vida das mulheres da Comunidade Brejão em Jequitinhonha.
A primeira reunião desse ano aconteceu no dia 26/01 com avaliação dos encontros de 2013 e planejamento do ano de 2014. Para as mulheres as reuniões trouxeram união ao grupo e foram muito importantes para prestarem mais atenção nelas próprias e na saúde, algumas nunca haviam feito o exame preventivo por que ficavam acanhadas e avaliaram que “depois que explicaram tudo ficou mais fácil!”.
Visita das agentes caritas antes das reuniões 
As reuniões que eram bimestrais foram repensadas para acontecerem todos os meses a partir da necessidade levantada pelas mulheres do grupo em aprofundar na formação e na interação. Os temas escolhidos por elas para serem trabalhados até maio são: Organicidade; Pedofilia e Violência Contra a Mulher; relacionadas a oficinas práticas fabricação de Doces e oficinas agroecológicas.
Outro ponto levantado na avaliação foi o fato de muitas mulheres da comunidade terem participado apenas
da primeira reunião, ou nunca participaram, e a importância em trazê-las para esse grupo. Sugeriu se, então, que as mulheres da Cáritas realizassem visitas para convidá-las a participar das reuniões. Os primeiros resultado foram muito positivos e as duas primeiras mulheres visitadas estiveram presentes na reunião em que se discutiu a importância da organicidade das mulheres da comunidade e começou se a pensar em uma Associação de Mulheres.


Seguiremos em luta até que todas sejamos livres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário