"A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar."

Dom Hélder Câmaraâmara

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O BAIXO JEQUITINHONHA SE ORGANIZA PELO "PLEBISCITO POPULAR POR UMA CONSTITUINTE"

Por Geovane Rocha - Comunicador Popular da Cáritas Diocesana de Almenara, Jequitinhonha/MG


“O povo quer tá no poder, o povo quer participar, por isso vamos construir o Plebiscito Popular”. E assim o povo organizado do Baixo Jequitinhonha cantou e debateu no Seminário Regional do Plebiscito Popular por uma Constituinte Soberana e Exclusiva do Sistema Político, realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Almenara no dia 11 de julho. Com palestras, debates e rodas de conversa, que perpassaram pela análise da realidade, uma discussão sobre o Plebiscito, de onde surgiu e sua importância para a sociedade, foram formados Comitês das cidades que estavam presentes e o Comitê Regional do Baixo Jequitinhonha.
Com a presença de 50 pessoas representando as organizações populares, estavam presentes a Cáritas Diocesana, Pastoral da Criança, Congregação das Filhas de Jesus de Felisburgo, MST (Assentamento Terra Prometida de Felisburgo), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Almenara, SindUTE de Itinga, e Associações Comunitárias da Mumbuca de Jequitinhonha, Paraguai de Felisburgo, Jardineira de Joaíma e Marobá e Santa Helena de Almenara, além da Secretaria Operativa Estadual do Plebiscito em Minas Gerais.

Com muita animação e sentimento de união, as pessoas reunidas saíram deste Seminário com a vontade de mudar o atual sistema político brasileiro e se organizar, cada vez mais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário