"A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar."

Dom Hélder Câmaraâmara

quarta-feira, 29 de maio de 2013

CARTA DA 5ª SEMANA SOCIAL DO REGIONAL LESTE II

“Irmãos, não se conformem as estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente a fim de distinguir qual é a vontade de Deus”.Rm 12, 1 a 2.
Nós, agentes das pastorais sociais, representantes de 20 dioceses do Regional Leste II, reunidos na escola Sindical 7 de Outubro nos dias 24 a 26 de maio de 2013 em Belo Horizonte/MG, nos juntamos as diversas vozes que ecoam neste país para denunciar e exigir que o Estado Brasileiro de fato esteja a serviço de todos, de modo especial os historicamente excluídos do sistema.
Nestes dias refletimos à luz do evangelho e dos documentos oficiais da igreja, sobre os desafios das pastorais sociais e parceir@s da rede de solidariedade. Concluímos que estamos diante de um Estado que se nega a desenvolver uma política de Reforma Agrária e  regularização fundiária para os povos indígenas e quilombolas; não pauta a Reforma urbana nem política dentre tantas outras pautas urgentes para o nosso projeto. A não garantia de direitos básicos a população como saúde, educação, moradia e trabalho aliados ao extermínio da juventude e a falta de políticas públicas específicas vêm ameaçando o projeto popular para o Brasil. Ao mesmo tempo, assistimos um Estado financiador de grandes projetos econômicos como o de mineração, hidrelétricas, de monoculturas, de irrigação, disponibilizando recursos para beneficiar grandes grupos ligados ao capital financeiro nacional e internacional, propagandeando na mídia a superação da pobreza e da desigualdade social no país.
Estamos enredados nas lutas sociais contrapondo este modelo de desenvolvimento capitalista e destruidor, na perspectiva da participação popular nas principais decisões do país, na realização de plebiscitos e manifestações populares que viabilizem as reformas necessárias.
Por isto propomos:
- Intensificar os processos de articulação com todos as organizações e movimentos urbanos e rurais e com isso acumular as forças para realizarmos as transformações  necessárias para a construção do  Estado que queremos;
- Alterar e ampliar os mecanismos de participação popular através de mudanças na legislação para que de fato a população possa efetivamente decidir sobre as grandes mudanças que afetam a vida das pessoas;
- Desenvolver e fortalecer uma estratégia de comunicação para pautar o nosso projeto junto a população e fazer um contraponto a mensagem repassada pela grande mídia.
Para implementar estas ações, devemos:
- Deflagrar um processo de formação de base, iluminados pela metodologia das CEBs em todas as comunidades, pastorais, paróquias e em outros espaços de forças vivas da sociedade;
- Fortalecer iniciativas de plebiscitos e campanhas populares lideradas pelos movimentos sociais e eclesiais;
- Apoiar as resistências populares na Regional, de modo especial as dos indígenas, quilombolas, pescadores, agricultores famílias, camponeses e sem terra, mulheres, jovens, moradores de rua, encarcerados, idosos,  sem teto, sem água e todas as resistências do povo que fortalecem o projeto popular e o bem viver.
Queremos lembrar o documento da Gaudium et spes, que aborda a importância dos cristãos de sua ação no mundo, visando à construção do bem comum e à promoção da justiça e da paz.
Estamos em um momento desafiador que exige de nós uma mudança de postura e um novo posicionamento frente a estes desafios. Para isto é necessário buscar  permanentemente a unidade e nos mantermos atentos à realidade, visando a compreensão em profundidade e extensão dos problemas que nos cercam, tendo como horizonte o advento de práticas transformadoras. Na comunhão solidária, gestada e nascida da trindade em sintonia com as lutas populares e as resistências do povo seguimos em caminhada rumo a construção do Reino de Deus.
Amém, Axé, Awarê, Oxente, Uai.
Belo Horizonte, 26 de maio de 2013. Festa da Trindade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário