"A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar."

Dom Hélder Câmaraâmara

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cáritas Minas lança Campanha contra a Fome e as Desigualdades durante Encontro das Pastorais Sociais em BH

A Cáritas Brasileira Regional Minas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB – Leste II) lançam a Campanha Mundial contra a Fome, a Pobreza e as Desigualdades: “Uma família humana, pão e Justiça para Todas as Pessoas”. O lançamento será no dia 30, sexta-feira, a partir das 19h30, durante o Seminário das Pastorais Sociais do Leste II na Casa de Retiro Santíssima Trindade, na rua Madre Cândida, 241, Vila Paris, Belo Horizonte. O encontro pretende reunir agentes de pastorais sociais, movimentos e organismos da Arquidiocese de Belo Horizonte e Dioceses que integram o regional Leste II.  
A Cáritas e a CNBB pretendem com a campanha, que vai até 2015, sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a realidade da fome, da miséria e das desigualdades no mundo e no país. A alimentação adequada e de qualidade é um direito humano e por isso deve ser garantido a todos os cidadãos e cidadãs de forma igualitária. Além disso, a Campanha pretende evidenciar ações promovidas pela Rede Cáritas e pela Igreja no enfrentamento a essas duras realidades. Todas as 164 organizações membro da Cáritas são convidadas a participar da campanha. Isso inclui os membros nacionais, como a Cáritas Brasileira e as Cáritas Diocesanas e paroquiais que pertencem a essa grande rede. 

A Caritas Internacional acredita que a implementação dessa Campanha em vários países é um passo fundamental para eliminar a fome global. A ideia é que a Caritas Internacional irá produzir um Projeto de Lei sobre o direito à alimentação que as organizações nacionais de Cáritas poderão incentivar os governos a adotarem. Além disso, a entidade também irá defender na Organização das Nações Unidas uma sessão sobre o direito a alimentação, prevista para ocorrer em 2015 na Assembleia geral da ONU.

O Papa Francisco gravou um vídeo com uma mensagem de cinco minutos em apoio à Campanha. Nas palavras do Santo Padre não se pode tolerar mais o fato de se lançar comida no lixo, quando há pessoas que passam fome. “Isto é desigualdade social”, disse o Papa em sua Exortação Apostólica. Link para o vídeo -https://www.youtube.com/watch?v=6XPUl_VTtGo


Nenhum comentário:

Postar um comentário