"A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar."

Dom Hélder Câmaraâmara

quinta-feira, 12 de junho de 2014

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DO VALE DO JEQUITINHONHA SE REÚNEM NO FÓRUM DO VALE E REAFIRMAM SEU COMPROMETIMENTO COM O PROJETO POPULAR

Por Geovane Rocha - Comunicador Popular da Cáritas Diocesana de Almenara, Jequitinhonha/MG

Com a proposta de unir as organizações sociais do Vale do Jequitinhonha e pensar alternativas populares que afetam a região, Movimentos Sociais, Associações, Entidades de Ensino e Organizações Não Governamentais, Pastorais Sociais e Sindicatos de Trabalhadores Rurais se reuniram para discutir a realidade do Vale do Jequitinhonha, se formarem e afinamento de ações as entidades da região e fortalecimento político da região. Este encontro, mais conhecido como Fórum do Vale, aconteceu nos dias 10 e 11 de junho na cidade de Joaíma, Minas Gerais.

Dentre as pautas discutidas no Fórum, destaca-se o debate sobre a luta contra o Mineroduto que está acontecendo no Médio Vale Jequitinhonha, o Comitê Regional de Combate ao Uso de Agrotóxico e pela Vida, a Ocupação dos/as Estudantes na UFVJM no campi de Diamantina, o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e o repasse por região do andamento dos programas de Convivência com o Semiárido, desenvolvidos pelas organizações ligadas a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

Foto: Diego Alvez

Um ponto a se destacar nesta reunião foi o comprometimento e envolvimento das organizações com o Plebiscito Popular. Após uma tarde de debates sobre a importância de um referendo Soberano e Exclusivo como alternativa a política brasileira, foi organizado um comitê do Vale do Jequitinhonha para organizar o plebiscito. Com uma representação no Baixo e Médio Jequitinhonha, com uma perspectiva de organização no Alto Vale, as organizações conseguiram traçar datas e estratégias para envolver toda população neste importante debate.


Adotando um modelo itinerante, perpassando pelo Médio, Baixo e Alto, a próxima reunião do Fórum do Vale será realizado em Turmalina no mês de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário