"A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar."

Dom Hélder Câmaraâmara

quarta-feira, 4 de junho de 2014

SABERES TRADICIONAIS POPULARES - A VIDA NA NATUREZA POR MEIO DA AGROECOLOGIA EM FELISBURGO

Por Geovane Rocha - Comunicador Popular da Cáritas Diocesana de Almenara, Jequitinhonha/MG


Horta no Assentamento Terra Prometida / Foto: Geovane Rocha
Fazer agricultura é muito mais que produzir alimentos, é uma forma de se relacionar com a natureza, de aprender a cada dia o valor das sementes, da terra e da água, de valorizar o trabalho comunitário e em mutirão. E quando tiramos nosso sustento da terra, pelo cultivo das plantas e da criação de animais, aprendemos a valorizar a natureza da forma como ela merece. Assim é a Agroecologia, uma forma de conviver e viver com a natureza, de produzir alimentos respeitando os valores culturais regionais, sociais e de gênero em que vivemos. É trabalhar com a natureza de uma forma ecológica e sustentável, e claro, sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos.

E esta forma de viver e trabalhar acompanha o ser humano a muito tempo, sendo ensinada de pai para filho, de mãe para filha, como fazem as famílias das comunidades do Terra Prometida e do Paraguai, por exemplo, em Felisburgo/MG. Dos ensinamentos trazidos pelo Paraguai, um dos mais forte é a sua prática com a Agroecologia através de seu trabalho com sementes crioulas, principalmente pela Casa de Sementes Comunitária, a diversificação da produção agrícola com hortaliças, mandioca, milho, banana e outras plantas, além do feijão que é a principal cultura da comunidade, e a criação de pequenos animais e produção de mel, são prova disso.

No assentamento Terra Prometida as famílias vêm superando desafios e resistindo ao modelo de sociedade desigual, sendo uma das formas de resistência utilizadas por estas famílias é pela Agroecologia, se organizando de forma familiar e coletiva, através de núcleos e grupos de atividades. A produção é diversificada, produzindo principalmente feijão, milho, hortaliças e frutas. Mas a maior produção é de mandioca, cultura que garante a produção de farinha e goma artesanal. Também se criam animais, como galinha e porco, além do trabalho com abelhas que algumas famílias realizam.
Mutirão no Quilombo do Paraguai / Foto: Geovane Rocha


Toda a produção é realizada sem o uso de agrotóxicos, assegurando alimentação saudável para as famílias do assentamento e para os consumidores da cidade, que têm acesso aos produtos agroecológicos na feira livre. O Terra Prometida e o Paraguai são os principais abastecedores da feira de Felisburgo, que acontece todo Sábado na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário